A sagrada Liturgia é um exercício da fé cristã, não é somente um conjunto de ritos e símbolos. É uma experiência do Sagrado Mistério e um encontro do Humano com o Divino.
A cada celebração da Palavra ou Eucarística o presidente deve estar inserido de forma real e constante para observar de forma positiva toda a perspectiva da fé cristã. Neste sentido precisa-se melhorar muito nossa caminhada. O presidente preside em nome de todos. Toda a assembleia celebra. Erradíssimo quando o comentarista diz assim: Vamos ficar em pé para recebermos o celebrante e seus auxiliares. O certo é dizer: Vamos ficar em pé para recebermos o presidente da celebração, ministros extraordinários da comunhão, leitores, acólitos etc.
Vejamos algumas situações de desconforto que deveriam ser evitados. A maioria das comunidades não está preparando a celebração com antecedência, oferecem as leituras e comentários na hora para as pessoas. Existem palavras difíceis e estranhas que na maioria das vezes não são pronunciadas corretamente. Procure na agenda do mês o dia da missa em sua comunidade. Prepare com antecedência a celebração. Observamos também que ocorrem muitas conversas paralelas no momento da celebração Eucarística. Nós padres ficamos imaginando como preparam e procedem na celebração da Palavra, isto é, no culto dominical. O afastamento de muitas pessoas da comunidade se dá exatamente porque não ocorre nada de atrativo em tais celebrações. Existe pouca compreensão naquilo que se celebra; e falta uma espiritualidade mais forte por parte dos fieis.
As leituras e comentários devem ser dados paras as pessoas no domingo anterior de cada missa, vale também para as comunidades quanto à preparação da celebração da Palavra (culto dominical). Cada comunidade deve ter sua Liturgia Diária e ter em mãos os jornais do culto dominical. As pessoas que pegarem o compromisso de ler, isto é, de proclamar a Palavra nas celebrações, não podendo ir à missa deve passar o compromisso anteriormente para outra pessoa. Leia com atenção os textos bíblicos para que possam não apenas serem lidos, mas proclamados sem erros no momento da santa missa ou do culto dominical.
Já melhorou muito, mas existem muitas pessoas conversando no momento da missa, do culto dominical, principalmente brincando com crianças. Evite o barulho e volte sua atenção para o Sagrado e serás renovado. A atenção, a reflexão interior, a admiração, o encanto e a paixão por Jesus Cristo faz sua fé se tornar mais forte e mais capaz de enfrentar os desafios da vida.
Infelizmente, sem culpa, os fiéis precisam compreender melhor o que é ser cristão. Porque se celebra e para que celebrar. A preparação em cursos ajuda-nos a entendermos melhor. Mas muitas vezes nem participar de cursos como de batismo, por exemplo, tem gente que acha que não precisa. Ou se participa, não entende direito, sai ensinando errado para os outros. Temos que sempre aprender pra celebrarmos melhor.
A falta de espiritualidade cristã é um caminho que precisa ser melhorado muito. Muitas vezes vivemos os ritos sem vivenciarmos a fé. É como se estivéssemos ali sem estarmos. É como ir ao estádio, ver uma partida de futebol e não ver o gol do seu time. Na hora você estava conversando com outra pessoa e não estava prestando atenção. Fé e espiritualidade é avançar e penetrar no mistério celebrado. É sentir-se apaixonado pelo Cristo e deixar tudo para segui-lo.
Pe.Adilson Martins Pereira e Pe.Antônio Maurílio de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário