No dia 14 de agosto na parte da manhã, Pe.Maurílio e Pe.Adilson fizeram uma reunião com alguns membros da Pastoral do Batismo de várias comunidades da paróquia. A finalidade maior foi estudar sobre o Sacramento do Batismo, capacitar os agentes da Pastoral para trabalharem com os cursos nas comunidades. Foram estudados a introdução do Ritual do Batismo, os símbolos usados na celebração e a celebração do batismo.
Os agentes da Pastoral do Batismo fizeram muitas perguntas para os padres, as diversas dúvidas foram sanadas e foi combinado que haverá reunião a título de curso em todos os setores da paróquia com a presença de um dos padres. A formação cristã é indispensável para os cristãos, por isto requer que toda comunidade leve a sério as pastorais pra o bom andamento paroquial. Quando o curso acontecer no setor cada comunidade pertencente a este setor deverá enviar três casais e dois jovens pra esta formação e assim eles serem capacitados pra atuarem no curso de batismo na sua própria comunidade.
A nossa meta é o fortalecimento da mesma para que possamos falar a mesma linguagem e que os problemas dos batizados sejam resolvidos dentro das melhores normas possíveis da Igreja. Precisamos criar um clima de união e fraternidade nesta Pastoral que é uma das mais importantes da Igreja. Nosso trabalho começa quando a mulher engravida. Ela precisa de nossa presença e ser acompanhada pela Igreja e a Pastoral do Batismo, como também a Pastoral da Criança. Essas pastorais são imprescindíveis para este fim.
Os agentes de Pastoral devem procurar visitar as famílias, sobretudo as famílias afastadas da Igreja. Dias antes do parto a gestante deve procurar um dos padres para a unção com o óleo dos enfermos para que tenha um parto feliz. Procure o padre no dia da missa em sua comunidade, na matriz ou escritório paroquial para este fim. Assim que a criança nascer a família deve levar a criança para ser apresentada na igreja e receber a primeira bênção oficial da Igreja, isto é, ela é apresentada e a comunidade local entrará em oração por ela, até que passe pelas águas do santo Batismo.
De acordo com o plano de pastoral da Diocese de Caratinga, pais e padrinhos devem ser participantes da vida da comunidade e que sejam instruídos sobre o valor do Sacramento do Batismo. Devem assumir suas obrigações decorrentes. O problema que ocorre mais comum é: _ Tem pai que não vai à igreja de forma alguma, não conhece nem os padres da paróquia, querem uma Igreja a seu modo, implica com os dirigentes da Igreja e também com os padres, às vezes são grosseiros e deseducados no trato com as pessoas e até com o padre.
Para batizar uma criança licitamente:
• Haja consentimento de ao menos um dos pais ou responsável e ser educada na religião católica. Uma participação ativa pelo menos 6 meses na vida da comunidade.
• Os pais sem o Sacramento de o Matrimônio procurar regularizar o mais rápido possível. Não exigir casamento por causa de batismo, porque poderá ser nulo. O Batismo não pode ser negado.
• Padrinhos de fora trazer a transferência da paróquia e para sair da paróquia levar a transferência assinada pelo Pároco. Maiores informações procurem a Pastoral do Batismo e o escritório paroquial.
• Pai ou mãe solteiros: devem ter o compromisso de participar na Igreja.
• Acima de 7 anos: catequese apropriada para a criança e os pais e padrinhos devem ser envolvidos nesta preparação. Se for jovem ou adulta será preparada para receber também o Sacramento da Crisma.
• Quem pode ser padrinho ou madrinha de Batismo: Somente quem é católico. O Não católico é apenas testemunha. Seja maior de 16 anos e que leve uma vida de acordo com a fé, vivendo-a na comunidade.
Participante da reunião: Abner José de Aquino (Bananal de Baixo); Célia Isidório Pereira Lopes, Maria Aparecida Pereira Lopes; Hermany Bagle, Francisco José de Souza; Celina Soares de Almeida (São Vicente); Maria da Consolação Silveira (São Sebastião – Bananal de Cima); Maria do Carmo de Freitas (Martins); Elias Xavier Gomes (Santa Rita); Arcísio Luiz Lopes (Antônios); Marlene Maria Souza (Matriz) e Jair Isaias Pinto (Bananal de Baixo); Pe.Maurílio e Pe.Adilson.
Reuniões da Pastoral do Batismo por setores com a presença de um dos padres:
Setor Matriz: Dia 05 de setembro às 13h. (Salão da Matriz em Tarumirim)
Setor Martins: Dia 9 de outubro de 13h às 17h (capela dos Martins)
Setor Bananal: Dia 16 de outubro de 13 às 17h (capela do Bananal ou no salão paroquial)
Setor Vai Volta: Dia 23 de outubro de 13 às 17h ( salão paroquial)
Setor Cafemirim: Dia 06 de novembro de 13 às 17h ( salão paroquial)
Setor São Vicente: Dia 13 de novembro de 13 às 17h ( casa paroquial)
Obs> ficou combinado que estas reuniões servirão para os que forem padrinhos de Batismo,e para os pais. Ambos terão o comprovante de participação. Pedimos aos coordenadores que divulguem muito este comunicado, foi decisão em conjunto da Pastoral do Batismo.
Pe.Antônio Maurílio de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário