Celebração de Domingo de Ramos em Tarumirim

DOMINGO DE RAMOS 2013 - Início da celebração
No dia 24 de março de 2013, domingo, a Igreja Católica presente no mundo inteiro realiza a celebração de Ramos, festa de destaque no calendário litúrgico da Igreja. É muito comum realizar uma procissão com presença dos fieis e a benção dos ramos.
Em Tarumirim, a celebração se iniciou às 08 horas, na igreja da Praça da Glória, sendo presidida pelo Pe. Flávio, seguida da procissão em direção à Matriz. Durante a caminhada, foram intercaladas músicas, daquelas que são tradição nas procissões, e reflexões sobre a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Juventude”.
DOMINGO DE RAMOS 2013 - Início da procissão
A cerimônia de Ramos marca a abertura da semana santa e faz memória de um acontecimento narrado nos evangelhos: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumento sendo saudado pelo povo que estendia pelo caminho suas vestes e os ramos de árvores e gritavam: "Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas" (Lc 19, 38).
De acordo com os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela populaçao como o Messias, o Rei de Israel.
SURGIMENTO DA PROCISSÃO E O DOMINGO DE RAMOS
DOMINGO DE RAMOS 2013 - O povo em procissão
A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.
Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.
A festa do Domingo de Ramos cumpre, dentro da liturgia da Igreja, a dupla função de celebrar a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e também de recordar sua Paixão. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.

Portanto, no Domingo de Ramos (celebração instituida desde o século IV), a Igreja entra no mistério do seu Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado.
DOMINGO DE RAMOS 2013 - Continuidade da celebração na Matriz
 Tarumirim, 24 de março de 2012