CONHEÇA NOSSAS PASTORAIS


Pastoral vem de Pastor. Nosso pastor é Jesus. Por isso é importante destacar que “FAZER” pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. 

Pastoral é ação organizada da Igreja para “atender” determinada situação ou uma específica realidade a exemplo de Jovens, Liturgia, Familiar, Carcerária, Catequese e diversas outras.

Atualmente, a Paróquia São Sebastião de Tarumirim tem estruturadas dez pastorais. Conheça um pouco sobre a missão de cada uma delas:

(breve teremos aqui um link, através do qual você poderá acompanhar todos os trabalhos de cada pastoral de nossa paróquia)

1 - Dízimo:
A Pastoral do Dízimo é a ação que se desenvolve na Igreja com vistas a suscitar o espírito de comunhão e participação dos fiéis, por meio da doação de si mesmos, dos seus dons e do seu dízimo, para que a Igreja possa cumprir sua missão pastoral, missionária e social.

2 - Batismo:
A Pastoral do Batismo é a ação evangelizadora que se realiza na Igreja com vistas à preparação dos pais e padrinhos para a celebração do batismo de seus filhos e afilhados.
Para ler mais e conhecer o trabalho desta pastoral CLIQUE AQUI

3 - Familiar (PF):
A Pastoral Familiar é a ação que se realiza na Igreja, com a Igreja e pela Igreja, de forma organizada, planejada e revisada, através de agentes específicos e com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização de todas as famílias.

4 - Juventude (PJ):
A Pastoral da Juventude é a ação que a Igreja desenvolve junto aos jovens, despertando-os e preparando-os para o relacionamento maduro consigo próprios, com os outros e com Deus e para assumir responsavelmente sua missão na Igreja e no mundo, tornando-se evangelizadores de outros jovens e construtores de uma nova sociedade.
O Setor Juventude é uma articulação mais ampla, que envolve todas as forças que trabalham com jovens.

5 - Social:
Entendemos por Pastoral Social, no singular, a solicitude de toda a Igreja para com as questões sociais. Trata-se de uma sensibilidade que deve estar presente em cada diocese, paróquia comunidade; em cada dimensão, setor e pastoral; na catequese, na liturgia e nas iniciativas ecumênicas; enfim, deve estar presente nas comunidades eclesiais de base, nos movimentos... Em outras palavras, deve ser preocupação inerente a toda ação evangelizadora.

6 - Carcerária:
A missão da Pastoral Carcerária é ser Pastor no mundo do Cárcere, a exemplo de Jesus Cristo que veio para que todos tenham vida, é promover, defender, amar e servir a vida; colaborar para que os direitos humanos sejam garantidos; contribuir para a redução da população carcerária; superar a justiça retributiva por meio da justiça restaurativa; promover a inclusão social da pessoa presa; motivar a criação de políticas públicas que zelam pelo respeito aos Direitos Humanos; entrar nas cadeias como Boa Notícia; ser revelação constante da pessoa de Jesus, para que o ser humano se liberte; escutar e ver a pessoa aprisionada como filho e filha de Deus, pois é Cristo, ali presente, atrás das grades, desfigurado pelo pecado (Mt 25,36); ajudar o ser humano a assumir a própria vida, agindo de maneira que ele se sinta gente.

7 - Catequese:
A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica “a Catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã” (CIC 5).

8 - Criança:
A Pastoral da Criança, com metodologia própria e desenvolvendo sua mística de fé e vida, tendo como centro a criança dentro do contexto familiar e comunitário, é um conjunto de ações que vão desde aqueles voltados à sobrevivência infantil e desenvolvimento integral da criança até a melhoria da qualidade de vida das famílias carentes, tanto no plano físico e material quanto no espiritual.
Desta forma, a pastoral da criança estará buscando garantir que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância.

9 - Litúrgica:
A Pastoral Litúrgica são os cuidados que se observam, antes, durante e após as celebrações litúrgicas visando promover uma participação atenta, ativa, frutuosa e consciente dos fiéis na liturgia para sua santificação e maior glória de Deus.

10 - Saúde:
A Pastoral da Saúde compreende as ações que a Igreja realiza em favor da promoção da saúde e da educação preventiva das doenças, e ainda, a assistência material e espiritual aos doentes em casa e nos hospitais.