Outubro mês das missões

Zilda Arns - Coordenadora Internacioal da
Patoral da Criança, morreu no terremoto do Haiti
A palavra "missão" vem do latim "mittere" que significa "enviar"; missus = enviado. Portanto, missão é incumbência, tarefa, obrigação, encargo, comissão especial, vocação. Há vários tipos de missão: diplomática, de paz, científica, de guerra e religiosa, sendo que nesta última os protagonistas são: Deus e o Homem.
A origem da missão está em Deus Pai que envia os seus servos a trabalharem e recolherem os frutos. Envia também seu Filho único. Para a salvação dos homens e do mundo, restabelecimento da paz e comunhão com Deus e formação de uma comunidade fraterna entre os homens. A função da Igreja é apenas realizar a missão de Jesus. (AG 5). Assim como Jesus recebeu do Pai todo poder, nós também recebemos dele e da Igreja o poder de realizar a missão. Para concretizá-la devemos ser mediadores entre Deus e os homens, ser fiéis à doutrina do Pai e evangelizar com gestos e palavras em direção aos pobres e aos excluídos da sociedade, libertando-os de tudo que os oprime. Todos nós batizados somos missionários do Pai, enviados a pregar com fidelidade o Evangelho. "A evangelização deve também conter sempre, como base, centro e cume de seu dinamismo, uma clara proclamação de que Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, se oferece para a salvação de todos os homens". (EN 27).

MISSIONÁRIO
Se o missionário não receber a ação do Espírito Santo sua obra não terá força para a conversão dos homens. A partir de Pentecostes o Espírito Santo aparece como a força do missionário. Faz sentir seus imperativos missionários. Ex.: a Pedro ordena: "Levanta-te, desce e vem com eles (três pagãos) sem duvidar, porque fui eu quem os enviou". (Atos 10,20). Também a carta do papa "Ad Gentes" lembra: "Jesus por meio do Espírito Santo distribui os carismas para utilidade comum e inspira a vocação missionária". Por isso não podemos negar ao chamado de Deus para Evangelizar, devemos utilizar os nossos talentos no anúncio do Evangelho, nunca nos omitir quer por negligência, medo, vergonha ou idéias falsas.

Boletim Informativo Paroquial

Jaz aqui o Boletim Informativo Paroquial do mês de setembro de 2010.
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Relatório Financeiro da Paróquia

RELATÓRIO FINANCEIRO PAROQUIAL - SETEMBRO 2010
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Agenda Paroquial

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Liturgia dominical

LITURGIA DA PALAVRA
Missa do dia 03 OUTUBRO 2010
27º Domingo do Tempo Comum

PRIMEIRA LEITURA (Hab 1,2-3; 2,2-4)
Leitura da Profecia de Habacuc.
Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres?
Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia.
Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade.
A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará.
Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 94(95)
Não fecheis o coração, ouvi vosso Deus, ouvi vosso Deus!

1. Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores e com cantos de alegria o celebremos!

2. Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho.
3. Não fecheis o coração como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que, outrora, vossos pais me provocaram apesar de terem visto as minhas obras.

SEGUNDA LEITURA (2Tm1,6-8.13-14)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.
Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade.
Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus.
Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

EVANGELHO (Lc 17,5-10)

Naquele tempo, os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.
Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’
Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’
Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?
Assim também vós; quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Liturgia é Vida

A sagrada Liturgia é um exercício da fé cristã, não é somente um conjunto de ritos e símbolos. É uma experiência do Sagrado Mistério e um encontro do Humano com o Divino.
A cada celebração da Palavra ou Eucarística o presidente deve estar inserido de forma real e constante para observar de forma positiva toda a perspectiva da fé cristã. Neste sentido precisa-se melhorar muito nossa caminhada. O presidente preside em nome de todos. Toda a assembleia celebra. Erradíssimo quando o comentarista diz assim: Vamos ficar em pé para recebermos o celebrante e seus auxiliares. O certo é dizer: Vamos ficar em pé para recebermos o presidente da celebração, ministros extraordinários da comunhão, leitores, acólitos etc.
Vejamos algumas situações de desconforto que deveriam ser evitados. A maioria das comunidades não está preparando a celebração com antecedência, oferecem as leituras e comentários na hora para as pessoas. Existem palavras difíceis e estranhas que na maioria das vezes não são pronunciadas corretamente. Procure na agenda do mês o dia da missa em sua comunidade. Prepare com antecedência a celebração. Observamos também que ocorrem muitas conversas paralelas no momento da celebração Eucarística. Nós padres ficamos imaginando como preparam e procedem na celebração da Palavra, isto é, no culto dominical. O afastamento de muitas pessoas da comunidade se dá exatamente porque não ocorre nada de atrativo em tais celebrações. Existe pouca compreensão naquilo que se celebra; e falta uma espiritualidade mais forte por parte dos fieis.
As leituras e comentários devem ser dados paras as pessoas no domingo anterior de cada missa, vale também para as comunidades quanto à preparação da celebração da Palavra (culto dominical). Cada comunidade deve ter sua Liturgia Diária e ter em mãos os jornais do culto dominical. As pessoas que pegarem o compromisso de ler, isto é, de proclamar a Palavra nas celebrações, não podendo ir à missa deve passar o compromisso anteriormente para outra pessoa. Leia com atenção os textos bíblicos para que possam não apenas serem lidos, mas proclamados sem erros no momento da santa missa ou do culto dominical.
Já melhorou muito, mas existem muitas pessoas conversando no momento da missa, do culto dominical, principalmente brincando com crianças. Evite o barulho e volte sua atenção para o Sagrado e serás renovado. A atenção, a reflexão interior, a admiração, o encanto e a paixão por Jesus Cristo faz sua fé se tornar mais forte e mais capaz de enfrentar os desafios da vida.
Infelizmente, sem culpa, os fiéis precisam compreender melhor o que é ser cristão. Porque se celebra e para que celebrar. A preparação em cursos ajuda-nos a entendermos melhor. Mas muitas vezes nem participar de cursos como de batismo, por exemplo, tem gente que acha que não precisa. Ou se participa, não entende direito, sai ensinando errado para os outros. Temos que sempre aprender pra celebrarmos melhor.
A falta de espiritualidade cristã é um caminho que precisa ser melhorado muito. Muitas vezes vivemos os ritos sem vivenciarmos a fé. É como se estivéssemos ali sem estarmos. É como ir ao estádio, ver uma partida de futebol e não ver o gol do seu time. Na hora você estava conversando com outra pessoa e não estava prestando atenção. Fé e espiritualidade é avançar e penetrar no mistério celebrado. É sentir-se apaixonado pelo Cristo e deixar tudo para segui-lo.
Pe.Adilson Martins Pereira e Pe.Antônio Maurílio de Freitas

Datas relevantes de setembro

• Dia 04 > Às 17h Casamento de José Augusto e Janir – Bananal de Baixo (Pe.José Lucas) – Casamento dentro da Celebração Eucarística;
• Dia 07 > Às 19h na casa paroquial reunião do CEPAE;
• Dia 08 > Às 9h Reunião dos padres da Forania em Dom Cavate;
• Dia 12 > às 8h Curso de noivos no Centro de Pastoral;
• Dias 14 e 15 > Curso bíblico às 19h na capela N. S.ª da Glória, Centro de Pastoral e salão da Matriz.
• Dia 17 > Nas comunidades curso bíblico sobre o profeta Jonas;
• Dia 18 > Casamento e missa em Bananal de Cima de Edmilson e Fabiana.

Conhecendo melhor a Bíblia.

UMA MENSAGEM AOS JOVENS E ADOLESCENTES: LEIAM A BÍBLIA TODOS OS DIAS!
Escrevo essa mensagem a vocês jovens e adolescentes e também àqueles que ainda não se prontificaram a conhecer o Livro Sagrado que traduz em si a mensagem de paz e salvação para nossas vidas. Falo da Bíblia Sagrada, armadura de todo cristão, que deseja seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e combater as misérias que nos assolam a cada dia.
Fiz a leitura de um livro do Monsenhor Jonas Abib (A Bíblia no meu dia a dia - 5ª Ed - Editora Canção Nova), o qual ensina como realizar um bom estudo bíblico, de modo a fazer com que a Palavra de Deus se torne um alimento forte em nossas vidas. Assim como comemos, bebemos e nos banhamos todos os dias, também devemos buscar conhecer e aprofundar sobre o que nos ensina a Sagrada Bíblia para que estejamos preparados para os momentos de tribulações e não nos percamos no caminho. O Malígno está à solta e quer nos envolver a todo instante. Por isso, devemos procurar nos armar para a guerra, combatendo a cada dia o pecado em nossas vidas e para isso os ensinamentos bíblicos nos fortalecem, para que estejamos preparados para servir o Exército de Jesus Cristo.
Queridos jovens, busquem conhecer o amor de Deus refletindo a Sua Palavra, para que possam amá-lo a cada dia mais e melhor, como convém ao Senhor e assim poderão ter a certeza de que estarão vivendo unidos com Ele, pois “aquele que vive no amor vive unido com Deus”(1Jo,4,16). Compartilho com vocês as regras de ouro de se fazer uma boa leitura bíblica, e sendo este, o mês dedicado a Bíblia, lanço-lhes um desafio: Que tal os jovens e adolescentes buscarem formar grupos de estudo bíblico, conhecendo melhor a Palavra de Deus e tornando-se verdadeiros jovens fortes e preparados para enfrentar os desafios da vida? Basta vocês quererem e o Espírito conduzirá os seus caminhos. Contem comigo se precisarem e agora apreciem as dicas que eu lhes falei. Paz e Bem em seus corações!
Maria Zilda Campos

1º REGRA: LEIA A BÍBLIA TODOS OS DIAS > É a regra de ouro por excelência. Não abra exceções. Leia quando tiver vontade e quando não tiver também. É como remédio: com vontade ou sem vontade, a gente toma, porque é necessário. Com a Bíblia, é a mesma coisa. E nos tempos em que estamos vivendo, isso é uma urgência. Tem gente que não consegue dormir sem ter tomado um bom banho: vira e revira na cama e não consegue dormir. O corpo realmente pede um banho ao final do dia, quando já realizamos todas as nossas atividades cotidianas. Faça também com que o seu espírito seja banhado da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu Espírito o que você dá ao seu corpo!
2º REGRA: TENHA UMA BOA HORA MARCADA PARA A LEITURA > A melhor hora para começar uma leitura bíblica é pela manhã. Levante-se bem cedo para ler a Bíblia, antes de outras ocupações e antes que comece a movimentação em casa. Certamente é o que rende mais. Assim, fazemos logo cedo uma "super-refeição" e começamos o dia com força total. Mas se você não consegue se concentrar pela manhã, não tem problema. Escolha um horário que te convenha e faça a sua leitura bíblica. O importante é descobrir a melhor hora e fazer dela a sua hora marcada. Seja fiel e não abra exceções.
3º REGRA: MARQUE A DURAÇÃO DO TEMPO > Esta é outra regra de ouro: marque a duração do tempo da leitura e seja sério consigo mesmo(a). É preferível dedicar 10 minutos todos os dias do que ser levado pelo entusiasmo inicial e não seguir em frente. Não é verdade que gastamos muito mais tempo com coisas bem menos necessárias: jornais, revistas, espelho, internet (orkut, msn, twitter...), televisão, videogame, etc? É bom reservarmos um tempo para Deus em nossos dias, e nada melhor que fazermos uma boa reflexão de Sua Palavra.
4º REGRA: ESCOLHA UM BOM LUGAR >Ter o cantinho da gente é muito bom. Não é preciso nada de especial. O que importa é que você tenha um lugar tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um ambiente de oração. É bom todos os dias tomar o nosso cantinho e aí fazer o nosso trabalho com a Bíblia. E, se num certo dia, não der para fazer o trabalho na hora marcada ou no lugar escolhido, não faz mal. Em qualquer lugar e em qualquer hora podemos trabalhar com a Bíblia. O essencial é não deixar de ler.
5º REGRA: LEIA COM CANETA OU LÁPIS NA MÃO > Não se trata de apenas ler, mas fazer uma leitura ativa. Um meio simples, mas eficaz, é ler com a caneta ou lápis na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, aquilo que lhe chamou atenção, o que lhe falou e tocou de maneira especial. Use sinais significativos para você. Faça anotações. Não tenha medo de riscar a sua Bíblia, pois ela é um instrumento de trabalho. Você vai ter a sua Bíblia bem marcada e será fácil de lembrar e encontrar as passagens que procurar. Além disso, ajuda a concentrar melhor na leitura, entender a mensagem e gravar na mente e no coração.
6º REGRA: FAÇA TUDO NUM AMBIENTE DE ORAÇÃO > Você não está simplesmente fazendo um estudo e sim buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está em busca de um contato íntimo com a Palavra Viva do Deus Vivo, que lhe fala profundamente. É um encontro vivo de pessoas vivas. Um encontro de pessoas que se amam. Muitos experimentam essa relação. Experimente você também. Mais interessado do que você está em escutar, está Deus em lhe falar. Ele quer instruir você (e é o que Ele faz). Ele quer levá-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja alerta! Permaneça em atitude de expectativa. Deus tem algo bem concreto e pessoal para lhe dizer.
(dicas retiradas do Livro A Bíblia do meu dia-a-dia – Mons. Jonas Abib- com adaptações).
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Início da Série Conhecendo melhor a Bíblia
Todo cristão precisa conhecer bem as sagradas escrituras. Da mesma forma que o médico precisa conhecer em profundidade a área em que atua dentro da medicina, do mesmo jeito que o advogado precisa dominar os conhecimentos jurídicos e o padre a ciência teológica, o bom cristão precisa conhecer a bíblia, pois ela é o livro por meio do qual o nosso Criador nos fala e através do qual conhecemos toda a história da salvação do povo de Deus. Nosso material não pretende esgotar suas leituras, mas apenas ajudar-lhe a começar outras.
Depois desse artigo “Por que a Bíblia católica é diferente da protestante?” que considero de suma importância para iniciar um estudo bíblico, em cada edição do nosso jornal iremos refletir um pouco sobre um livro da Bíblia. Breve chegaremos ao Apocalipse.
Ronaldo José
Por que a Bíblia católica é diferente da protestante?
A protestante tem apenas 66 livros porque Lutero e, principalmente os seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. A razão disso vem de longe. No ano 100 da era cristã, os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia (ou Jabnes), no sul da Palestina, a fim de definir a Bíblia Judaica. Isto porque nesta época começava a surgir o Novo Testamento com os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos, que os judeus não aceitaram. Nesse Sínodo, os rabinos definiram como critérios para aceitar que um livro fizesse parte da Bíblia, o seguinte: (1) Deveria ter sido escrito na Terra Santa; (2) Escrito somente em hebraico, nem aramaico e nem grego; (3) Escrito antes de Esdras (455-428 a.C.); (4) Sem contradição com a Torá ou lei de Moisés. Esses critérios eram puramente nacionalistas, mais do que religiosos, fruto do retorno do exílio da Babilônia em 537aC. Por esses critérios não foram aceitos na Bíblia judaica da Palestina os livros que hoje não constam na Bíblia protestante, citados anteriormente. Mas a Igreja católica, desde os Apóstolos, usou a Bíblia completa. Em Alexandria no Egito, cerca de 200 anos antes de Cristo, já havia uma influente colônia de judeus, vivendo em terra estrangeira e falando o grego. O rei do Egito, Ptolomeu, queria ter todos os livros conhecidos na famosa biblioteca de Alexandria; então mandou buscar 70 sábios judeus, rabinos, para traduzirem os Livros Sagrados hebraicos para o grego, entre os anos 250 e 100 a.C, antes do Sínodo de Jâmnia (100 d.C). Surgiu, assim, a versão grega chamada Alexandrina ou dos Setenta, que a Igreja Católica sempre seguiu. Essa versão dos Setenta, incluiu os livros que os judeus de Jâmnia, por critérios nacionalistas, rejeitaram. Havia, dessa forma, no início do Cristianismo, duas Bíblias judaicas: a da Palestina (restrita) e a Alexandrina (completa – Versão dos LXX). Os Apóstolos e Evangelistas optaram pela Bíblia completa dos Setenta (Alexandrina), considerando inspirados (canônicos) os livros rejeitados em Jâmnia. Ao escreverem o Novo Testamento, utilizaram o Antigo Testamento, na forma da tradução grega de Alexandria, mesmo quando esta era diferente do texto hebraico. O texto grego “dos Setenta” tornou-se comum entre os cristãos; e portanto, o cânon completo, incluindo os sete livros e os fragmentos de Ester e Daniel, passaram para o uso dos cristãos. Das 350 citações do Antigo Testamento que há no Novo, 300 são tiradas da Versão dos Setenta, o que mostra o uso da Bíblia completa pelos Apóstolos. Verificamos também que nos livros do Novo Testamento há citações dos livros que os judeus nacionalistas da Palestina rejeitaram. Por exemplo: Rom 1,12-32 se refere a Sb 13,1-9; Rom 13,1 a Sb 6,3; Mt 27,43 a Sb 2, 13.18; Tg 1,19 a Eclo 5,11; Mt 11,29s a Eclo 51,23-30; Hb 11,34 a 2 Mac 6,18; 7,42; Ap 8,2 a Tb 12,15. Nos séculos II a IV, houve dúvidas na Igreja sobre os sete livros por causa da dificuldade do diálogo com os judeus. Mas a Igreja, ficou com a Bíblia completa da Versão dos Setenta, incluindo os sete livros. Após a Reforma Protestante, Lutero e seus seguidores rejeitaram os sete livros já citados. É importante saber também que muitos outros livros, que todos os cristãos têm como canônicos, não são citados nem mesmo implicitamente no Novo Testamento. Por exemplo: Eclesiastes, Ester, Cântico dos Cânticos, Esdras, Neemias, Abdias, Naum, Rute. Outro fato importantíssimo é que nos mais antigos escritos dos santos Padres da Igreja (patrística) os livros rejeitados pelos protestantes (deutero-canônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros rejeitados pelos protestantes. Ora, será que o Papa S. Clemente se enganou, e com ele a Igreja? É claro que não. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e de Macabeus II; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos rejeitados pelos protestantes, e cita como Sagrada Escritura Sabedoria, Baruc, Tobias, 1 e 2 Macabeus. Fica assim, muito claro, que a Sagrada Tradição da Igreja e o Sagrado Magistério sempre confirmaram os livros deuterocanônicos como inspirados pelo Espírito Santo. Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Principalmente os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870) confirmaram a escolha. No século XVI, Martinho Lutero (1483-1546) para contestar a Igreja, e para facilitar a defesa das suas teses, adotou o cânon da Palestina e deixou de lado os sete livros conhecidos, com os fragmentos de Esdras e Daniel. Lutero, quando estava preso em Wittenberg, ao traduzir a Bíblia do latim para o alemão, traduziu também os sete livros (deuterocanônicos) na sua edição de 1534, e as Sociedades Biblícas protestantes, até o século XIX incluíam os sete livros nas edições da Bíblia. Neste fato fundamental para a vida da Igreja (a Bíblia completa) vemos a importância da Tradição da Igreja, que nos legou a Bíblia como a temos hoje. Disse o último Concílio: “Pela Tradição torna-se conhecido à Igreja o Cânon completo dos livros sagrados e as próprias Sagradas Escrituras são nelas cada vez mais profundamente compreendidas e se fazem sem cessar, atuantes.” (DV,8). Se negarmos o valor indispensável da Igreja Católica e de sua Sagrada Tradição, negaremos a autenticidade da própria Bíblia. Note que os seguidores de Lutero não acrescentaram nenhum livro na Bíblia, o que mostra que aceitaram o discernimento da Igreja Católica desde o primeiro século ao definir o Índice da Bíblia. É interessante notar que o Papa São Dâmaso (366-384), no século IV, pediu a S. Jerônimo que fizesse uma revisão das muitas traduções latinas que havia da Bíblia, o que gerava certas confusões entre os cristãos. São Jerônimo revisou o texto grego do Novo Testamento e traduziu do hebraico o Antigo Testamento, dando origem ao texto latino chamado de Vulgata, usado até hoje.
Prof. Felipe Aquino

Relatório financeiro da Paróquia

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE TARUMIRIM - MG
PERÍODO: Julho de 2010
HISTÓRICO DÉBITO CRÉDITO

Pg Gráfica/Jornal 2.640,00
Pg Prestação da Strada/Paróquia 1.357,79
Pg Salários e Gratificações 7.967,00
Pg Contabilidade 255,00
Cemig(Matriz, Pça da Glória e outros) 1.047,99
Copasa(Matriz,Pça da Glória e outros) 870,17
Pg Fgts/Inss Paróquia 1461,00
Doações e gratificações 500,00
Pg Posto Lauar 606,99
Pg Mercearia, Padaria e Açougue 2.582,66
Pg Compra de Velas/Hóstias 590,60
Pg Sky/Internet 573,66
Pg Telemar 378,11
Pg Livraria e papelaria 279,40
Pg Compra de Cobertores 400,00
Despesas de viagem/Mobom-Cebs 350,00
Pg Compra de Envelopes/Dízimo 472,60
Despesas diversas 455,50
Despesas bancárias 21,00
Rec de Dízimo Comunidades 3.672,40
Rec de Dízimo Matriz/Pça da Glória 8.928,00
Rec de Vendas diversas 125,00
Rec de Oferta de Missa 1.272,40
Rec de aluguel 663,00

T O T A I S
DÉBITO: 22.809,47
CRÉDITO: 14.660,80

Tarumirim /MG, 18 de Agosto de 2010
Pároco : Pe. Antonio Maurilio de Freitas
Tesoureiro: Agenor Pascoal

Meio ambiente dos pobres. R. Amorim

A percepção da realidade em que se vive é termômetro das tensões sociais e possíveis perspectivas de mudanças desta mesma realidade.
Quanto menor o conhecimento de outros modos de se viver, maiores serão as chances de prevalência dos atos absurdos praticados contra a natureza e consequentemente contra a vida.
Cada País, Estado e Cidade, assim como possui distintas paisagens e ecossistemas, possuem distintas maneiras de se relacionar com elas. A cultura, o costume e não só, determina grande parte da dinâmica desta relação. Mas, um atenuador de possíveis exageros é o conhecimento e a lei. Não necessariamente nesta ordem.
A consequência de toda esta dinâmica relacional reflete diretamente na saúde e conseqentemente na vida e morte das populações. Como sempre acontece no reino animal, os mais frágeis e fracos da sociedade sã os que sofrem as maiores consequências.
O Estado, ente coordenador da sociedade moderna, entra nesta história para dirimir conflitos e aplainar desigualdades. Para isto, este, dita regras e estabelece órgãos subjacentes para controlar os desvios de comportamento. Pronto! Nascem daí os grandes conflitos e contradições.
O Estado, principalmente no Brasil, muitas das vezes se confunde com as pessoas que estão com o seu poder. As leis se transformam em “letra morta” e as estratégias necessárias para se manter este poder e que na verdade passam a ditar os caminhos a serem seguidos. Neste ínterim, quem mais sofre são os pobres em recursos financeiros e em educação. Como este, sofre também as consequências o seu meio ambiente. Mais especificamente a água, a habitação, o lazer e principalmente a educação.
Portanto é inócuo, inocente e conveniente falar em meio ambiente apenas como plantio de árvores e em temas transversais para serem tratados nas escolas. Falando em parábola, e parafraseando o dito popular: “enquanto as piranhas comem o boi e os bobos românticos se amarram em árvores, a manada atravessa o rio desviando recursos, jogando esgoto nos córregos, lixo nos lixões, e abrindo lotes nos altos dos morros e em áreas de risco”.
Continue lendo... VIVENDO NA BEIRA DO ABISMO. _ A região onde está localizado o município de Tarumirim até meados dos anos de 1920, era local de terras férteis, clima ameno e úmido. Existia um rural selvagem e começava-se a instalar o rural bucólico, com casinhas de sapé e paredes de tijolos de barro, hoje ainda cantado em modas sertanejas e existente na imaginação de muitos que ainda dormem.
Doenças existiam e pobreza também, mas esta era menor, porque não existia muito para se comprar e acima de tudo havia também amizade verdadeira de quem dependia muito de seu vizinho. Este sentimento era alimentado quase todas as tardes, quando muitos se reuniam nas portas das casas e nas vendinhas. As comadres com seus terços, linhas e crendices e os compadres armados dos seus causos, inspirados daquilo que se passava na lida do seu dia a dia.
Tudo isto ficou esquecido, em um passado que embora não muito longe se tornou muito distante e apagado. A representação do sentimento e dinâmica do que hoje existe, assim como no passado reflete bem as paisagens naturais que se tem.
As novelas transmitidas pela TV calaram as conversas e hoje o que se ouve é um monólogo de uma cultura importada e vazia que doutrina os corações das donas de casa e não só. As comadres se extinguiram, no lugar restou uma relação de compadrio vazia, que muitas das vezes se estabelece e termina entre a porta de entrada e saída da igreja.
Os homens também já não contam causos, discutem mesmo é sobre emoções que não são suas, de fatos principalmente de política partidária e de futebol. Tudo isto, sempre embalado ao som de canções como, “beber cair e levantar”. Os filhos já não se deitam as nove, pelo contrário saem as dez, entoando mantras violentos e sacudindo com o “rebolation”.
“O ser humano transforma o meio em que vive, mas sofre as transformações deste mesmo meio que adulterou”! As origens das doenças, da infelicidade, da depressão, do sentimento que vivemos hoje de fim de festa, é consequência do caus ambiental que aqui se instalou. A mensagem positiva, é que ainda existe tempo para o resgate!
Deus, o Senhor da história, nos dá sempre a oportunidade de reparar os nossos erros. O primeiro passo é reconhecer que pecamos contra ele, pecando contra suas obras. O seguinte é, quem sabe, através de gestos simples como ser mais amigo, separar o lixo, consumir menos coisas, plantar mais árvores, novamente voltar a ter a esperança de reconstruir um futuro melhor. Porque do jeito que está, não só nosso município e região, mas nós mesmos caminhamos a passos largos para a extinção.

RÔMULO PERENTONI AMORIM, Secretário de Meio Ambiente em Tarumirim. Conheça a casa feita de material reciclável, garrafas de pet, feita por ele no horto florestal ao lado da praça de eventos “Peão Boiadeiro” – Córrego do Parado.

Conselho Particular de São Sebastião. E. Lucimar

FALANDO UM POUCO SOBRE O CONSELHO PARTICULAR SÃO SEBASTIÃO DE TARUMIRIM SSVP. São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam.
O Conselho Particular São Sebastião de Tarumirim foi reativado pelo Padre José Paulo da Cunha em 12/11/1989, tendo na época como presidente do Conselho o confrade Juvenal Getulio da Silva . Atualmente, o Presidente do Conselho é o confrade Francisco Veríssimo Neto da conferência São Geraldo da Praça da Glória.Temos em nosso Conselho as seguintes Obras Unidas: o Lar dos Velhinhos Padre Pina e o Hospital São Vicente de Paulo. E as seguintes conferências espalhas pela nossa paróquia: Conferência São José da Comunidade do Corazil, fundada em 13/02/1989; Conferência Sagrado Coração de Jesus Matriz, fundada em 21/04/1989; Conferência São José da Vila São Vicente de Paulo, fundada em12/04/1999; Conferência Jesus Maria José, fundada em 06/02/1990. No dia 26/07/10 houve a posse da nova diretoria sendo a nova presidente a consócia Geralda Nicolina, tivemos a presença do presidente do Conselho Central de Inhapim Paulo Sérgio e também a visita do Padre Adilson Pereira; Conferência São Geraldo da Praça da Glória, fundada em10/01/1966; Conferência Divino Espírito Santo,Café -Mirim fundada em 05/05/1990; Conferência São José da Comunidade Sagrada Família da Cabeceira do Vai Volta, fundada em19/06/1990; Conferência Nossa Senhora Aparecida da Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Cabeceira do Vai Volta, fundada em 10/07/1980; Conferência São Geraldo do Vai Volta fundada em 15/04/1974; Conferência Santa Luzia do Vai Volta fundada em 04/03/1990; Conferência São Mateus, do São Vicente do Rio Doce fundada em 10/09/1989; Conferência Nossa Senhora Aparecida da Comunidade do Pega- Bem fundada em 09/05/1987; Conferência Santa Rita da Comunidade do Pega- Bem fundada em 04/02/1969.
No Conselho surgiu uma grande bênção. Dia 01/02/09 a Coordenadora da Comissão de Jovens (SSVP) Lucimar Veríssimo fez a primeira reunião com crianças e adolescentes com o objetivo de formar Conferência de crianças e adolescentes. Em 25/04/10 foi instalada a tão sonhada Conferência de criança e adolescente,que recebeu o nome de: São Francisco de Assis .
Quem pensa que os membros da SSVP são somente adultos, “idosos”; estão enganados, pois ela é para todas as pessoas que professam a fé Católica Apostólica Romana independente de idade. Há por todo canto crianças, jovens e adultos que estão dando continuidade no sonho de Frederico Ozanam que é “ABRAÇAR O MUNDO EM UMA REDE DE CARIDADE”.
Lembrando que, em 1833 iniciou a SSVP com sete jovens, e rapidamente cresceu este número. Reunidos entre leigos para orar juntos e visitar os pobres em seu bairro, uniu-se a eles nos primeiros meses, um grande número de jovens. Logo, o grupo conta com uma centena de membros, e chega então o momento crucial em que há de se fazer grupos menores: é o começo de uma expansão que hoje se espalhou pelo o mundo inteiro. As Conferências de São Vicente de Paulo não possui outro objetivo a não ser a de seguir os passos de seu Patrono: orar, pensar, atuar. Por isso, se reúnem grupos de cristãos através do mundo inteiro, guiados por esta vontade de "servir a Cristo nos pobres". Agrupados em comunidades leigas, os Vicentinos não têm outra preocupação a não ser proclamar a Palavra de Deus através de suas obras e palavras. Não obstante, estas pequenas comunidades não perdem de vista que para irradiar ao exterior delas mesmas, é preciso que reine a alegria dentro delas, a amizade com todos e a atenção de uns com os outros.

Eva Lucimar Veríssimo – SSVP de Tarumirim.

Idolatria (2ª parte)

Vimos no primeiro artigo que cometer idolatria é negar a existência de Deus. Este não aceita um amor dividido. Não pode ficar em cima do muro ou ser morno. Deve-se ser frio ou quente. O senhor mesmo diz: “Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te” (Ap 3,16).
Desde a saída dos hebreus do Egito Deus não abandonou o povo a não ser nos momentos de traição. Pela sua grande misericórdia acontecia o perdão, embora o povo era de cabeça dura. Ex 33,5 “Então o Senhor disse a Moisés:” Dize aos israelitas: vós sois um povo de cabeça dura; se eu viesse um só instante no meio de vós, eu vos aniquilaria. Arrancai, pois, todos os vossos enfeites e verei o que posso fazer por vós”. Veja a palavra enfeite, não é uma crítica aos colares e brincos, mas o uso de certas alegorias dava a entender que estavam servindo a outro deus.
É preciso entender a diferença de ter e ser. Tem pessoas ricas que tem um coração generoso, seu dinheiro é usado pra o benefício de um mundo melhor pra todos. Outros são egoístas, só pensam neles e não enxergam os pobres. Os generosos tem, mas é como se não fossem ricos, os egoístas tem e são escravos de si mesmos, não conseguem partilhar. A idolatria fazia o judeu ser de outro deus e negar ao Deus Javé libertador.
A imagem que tem na igreja ou na casa de uma pessoa não está substituindo Deus, não está tirando a possibilidade da crença em Jesus como único Salvador. A igreja sempre pregou em seus dois mil anos de história que não existe salvação fora de Jesus. Ele foi enviado do Pai pra salvar a humanidade pecadora.
Observe uma situação bíblica em que a imagem se torna beneficente pra o povo. “Do monte Hor se dirigiram ao Mar Vermelho, rodeando o território de Edom. O povo estava impaciente da viagem, e falou contra Deus e contra Moisés: por que nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto? Não temos nem pão, nem água, e este pão sem sustância nos dá náusea. O senhor enviou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam, e muitos israelitas morreram. Então o povo correu a Moisés, dizendo: - Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti: roga ao Senhor, para que afaste de nós as serpentes. Moisés rogou ao Senhor pelo povo, e o Senhor lhe respondeu: - Faze uma serpente ardente e coloca-a num estandarte: ao olhá-la, os que foram mordidos por serpentes ficarão curados. Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs num estandarte. Quando uma serpente mordia alguém, ele olhava para serpente de bronze e ficava curado. “ (Nm 2,14-9). Quem curava? A serpente? Não, a serpente Ra era um sinal da presença de Deus, era Ele quem curava. A imagem não cura e nem ajuda, ela é apenas sinal do amor inesgotável de Deus. É como a foto de seu pai e de sua mãe já falecidos, que você guarda com carinho. Eles não estão presentes ali, mas na nossa imaginação. Padre Zezinho escreveu em umas de suas poesias e canta da seguinte forma: “Imagens são sinais a me lembrar, aonde Deus agiu. Imagens são apenas o que são sinais.” Isto mesmo sinais. Cabeças que não pensam falam o que querem e a maioria das vezes não sabem o falam.
Agora veja que Deus não se importou com a imagem, porque esta não impedia o amor do povo para com Ele, no entanto veja outro texto: “suprimiu as capelas dos lugares altos, destruiu os postes sagrados, cortou as estelas e triturou a serpente de bronze que Moisés fizera (porque os israelitas continuavam queimando-lhe incenso; eles a chamavam nestã). ( 2Rs 18,45 ). Agora perceba porque destruiu a serpente. Eles esqueceram Deus e praticaram idolatria e injustiças. Mais uma vez eu digo: praticar idolatria é negar a existência de Deus. Mais ainda, colocar algo material no lugar do Deus da vida, o criador de todas as coisas.
As imagens católicas nos sugerem a termos o pensamento fixo em Deus nosso criador, em Jesus, o Filho redentor e no Espírito Santo Santificador. O católico tem consciência e aprende desde criança na catequese que os santos não salvam ninguém, foram pessoas como nós, sofridas e pecadoras, que viveram na graça de Deus em meio às tribulações ( Ap 7, 14 ). Imagens são apenas uma lembrança de alguém que deu a vida pelo Reino de Deus e que devemos seguir seus exemplos. Você gostaria que alguém rasgasse a foto de uma pessoa já falecida e que era muito especial para sua vida? Pois é, ainda fazem isto com as imagens dos santos, como fizeram com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Tentaram chutar o sentimento religioso da maioria do povo brasileiro, mas o povo é fiel a Jesus Cristo, ama e venera sua Mãe Maria Santíssima. Sem falar que as casas das pessoas simples e humildes ainda são invadidas por pessoas sem escrúpulos, escondem atrás da Bíblia, arrancam as fotos dos santos, retiram com o maior desaforo as imagens e as queimam no fundo do quintal. Repudiamos atitudes como estas: sem ética e respeito pelo semelhante quanto à sua religião.
No próximo informativo vamos ver quais as idolatrias modernas que realmente estão tirando Deus da vida das pessoas. Estas realmente devem nos preocupar, pois aniquilam o ser humano e tiram a felicidade e o encanto pela vida. Ate à próxima.
Pe. Adilson Martins Pereira

6º Encontro de Casais Com Cristo

Realizou-se em Tarumirim, nos dias 30,31 de julho e 01 de agosto de 2010 o IV Encontro de Casais com Cristo (ECC), com o tema Família. O encontro contou com a presença de muitos casais da comunidade, palestrantes de nossa cidade e cidades vizinhas, os Padres Antônio Maurílio de Freitas e Adilson Martins Pereira, que puderam conhecer a programação repleta de surpresas agradáveis.
Com dedicação e criatividade a organização do “encontro” proporcionou aos casais, além de muita alegria e descontração, a consciência da importância de cultivar a fé em Deus no dia a dia e de lutar por dias melhores e mais justos em nossa sociedade.
A comunidade agradece em especial o Padre Maurílio, ao Padre Adilson, palestrants e todas as equipes de trabalho que não mediram esforços, e com muita alegria receberam de braços abertos os encontreiros e encontristas. Os fiéis sentem-se presenteados por este serviço da Igreja que tanto contribui para a evangelização e o bem estar da família.
Sua santidade o Papa João Paulo II, nos ensinou que: “Famílias evangelizadas, tornam-se evangelizadoras de outras famílias, pelo testemunho e pela ação".
O encontro de casais com cristo é um serviço da Igreja para evangelizar famílias, primeiro núcleo de evangelização, “Igrejas Domésticas” e santuário da vida, é para despertar os casais para serem instrumentos de Deus por amor e não por obrigação.
Durante o “encontro” os casais foram presenteados com lindas surpresas e no encerramento, a emoção tomou conta dos participantes e junto com eles, ficou o desejo de dar continuidade ao belo trabalho realizado pela equipe da Paróquia São Sebastião de Tarumirim.

Semana Nacional da Família.
Com grande alegria celebramos mais uma vez a Semana Nacional da Família na Matriz de São Sebastião em Tarumirim com o tema “Família, Igreja Doméstica, Caminho Para o Discipulado”. Iniciamos no dia 08 de agosto na missa das 19h com a igreja matriz cheia de bondosos fiéis e todos os dias participação ativa de quase todas as famílias. Todos os dias tivemos a Celebração Eucarística, barracas e comidas típicas com a presença de Pe. Eldécio da Paróquia de Inhapim e os padres da Paróquia, Pe.Adilson e Pe.Maurílio. Também marcou presença o casal José Carlos e Terezinha da Paróquia de Inhapim que no momento da Homilia, sexta-feira dia 13, deu um brilhante testemunho sobre os “Valores da Família”. O encerramento, no sábado, foi marcado pelo animado Arraiá da Família após a Santa Missa. Destacamos a presença alegre da nossa juventude que a cada dia vestia tipicamente para servir a todos com alegria na barraca e um dinamismo total. Valeu galera! Pe.Maurílio e Pe.Adilson agradecem a todos que trabalharam arduamente para que a mesma pudesse ser realizada.

Evandro e Izabel (casal coordenador)
Clérisson e Lesley (casal apresentador)
Evandro Rodrigues e Maria Izabel

Perguntas que o dizimista faz

"Devolve a Deus um pouco de tudo que Ele lhe concedeu"
Com certeza você tem muitas indagações a fazer, todos têm. Vamos citar as perguntas mais comuns que ouvimos em todas as comunidades, pelo Brasil, onde vamos motivar a Pastoral do Dízimo. Como você mesmo vai perceber; todas as perguntas são frutos de duas coisas básicas: falta de frequência à Igreja e principalmente falta de leitura da Bíblia. Também vamos citar as respostas que sempre damos.

1º - Ganho muito pouco, vivo com sacrifício, tenho que ser Dizimista? R: Não se define o Dízimo de alguém pelo tamanho de sua renda mensal, se fosse assim, o Dízimo dos ricos seria o maior. Dízimo é consequência de Evangelização, é fruto da consciência de cada um. Quanto maior o sacrifício, maiores serão as graças de Deus. A viúva só deu uma moeda, mas agradou a Deus, porque deu tudo o que tinha.

2º - Tenho que dar o Dízimo de um ganho extra? R.: Temos que devolver a Deus, parte de tudo o que recebemos como fruto de nosso trabalho. Se produzimos, é por vontade de Deus e sua parte vem junto com a nossa. O Dízimo de todos, será utilizado nos trabalhos que visam tornar Deus conhecido por mais pessoas. Quando isto fica claro, passamos a levar nosso Dízimo com mais alegria e agradecidos por nos sentir mais úteis.

3º - Todos na casa devem ser Dizimistas? R.: Sim, todos os que receberam uma recompensa por qualquer trabalho. Até criança que recebe a mesada, deve ser educada a devolver a parte de Deus. Isto é Evangelizar. Se educarmos as crianças teremos católicos mais conscientes e zelosos pela Igreja. “Educar as crianças para não punir os adultos”.

4º - O Dizimista tem que pagar taxa na Igreja? R.: Onde há um Dízimo bem organizado e motivado constantemente, não é necessário cobrar taxa alguma. Mas ninguém deve ser Dizimista só para não pagar taxas, temos que ser Dizimistas por tudo o que Deus já nos deu, não com o desejo de receber outros benefícios. Ele mesmo promete que encherá de bênçãos todo aquele que der o Dízimo corretamente (Mal 3, 6-12).

Na verdade tem pessoas que não contribuem com nada. Quanto aos casamentos: _ (Pagam caro pelo enfeites da Igreja, do álbum de fotografias, filmagens e etc. È um direito se puder fazer isto. O problema que muitos não contribuem com o DÍZIMO, uma vez ou outra oferece uma oferta e acham difícil contribuir com a taxa de casamento definido pela diocese, no caso da nossa de Caratinga). Antes de tudo nós não abrimos mão da presença dos fiéis à igreja: na Matriz de São Sebastião e suas capelas adjacentes.

5º - Não quero ser Dizimista, não preciso da Igreja! R.: Com esta pessoa não devemos falar nada sobre Dízimo, é uma pedra bruta que primeiro deve ser lapidada. O que ela precisa é ser evangelizada urgentemente. Talvez frequentar o catecismo para adultos. É mais provável que ela não conheça os valores do catolicismo. Se souber o quanto é bom ser Católico, muda de ideia com certeza.

6º - Por que ser Dizimista se a Igreja faz festa para arranjar dinheiro? R.: A Igreja faz festa, para pagar as contas que o Dízimo de todos deveria pagar. Mas, não podemos dispensar as festas, não por causa do dinheiro, mas sim porque a festa é momento de confraternização, congraçamento, fazer novos e rever velhos amigos. Festa é festa, não dá para ficar sem ela. Só não podemos depender da festa para pagar as despesas da Igreja. Sempre que formos divulgar a festa, é preciso dizer que não é para arrumar dinheiro para a Evangelização, porque isto é tarefa do Dízimo de todos.
7º - Qual o castigo de Deus para quem não é Dizimista? R.: O Dízimo, já dissemos, é uma íntima e profunda relação da pessoa de fé com Deus. Ninguém tem acesso a esta intimidade. Só o Pai, e só o Filho conhecem o nível deste relacionamento. Ninguém mais pode julgar. Nosso dever de batizados é orientar o filho para este relacionamento com o Pai. É o que este informativo está querendo fazer.
8º - Presto serviços na Igreja, dou esmolas, ajudo os pobres, dou o “Quilo” para os Vicentinos, coloco minha oferta na missa, tenho ainda que ser Dizimista? R.: Nosso tempo não é Dízimo, é doação. Ser Dizimista é o preceito número um de toda a pessoa de fé. Também os padres, devem devolver o Dízimo, se recebem salários. Tudo mais que fazemos em favor do reino de Deus, é demonstração a mais de nossa fé. Com certeza Deus que tudo vê, saberá ser generoso com cada um. É só ficar atento, Deus age silenciosamente em nossas vidas. Se deixar de ser Dizimista porque presto serviços na Igreja, estou cobrando de Deus pelos meus trabalhos. Isto seria injusto.
9º -Tenho que dar 10% de todos os meus rendimentos, até de meus negócios? R.: O seu Dízimo será sempre, o que definir sua consciência de pessoa de fé. A Bíblia diz que deve ser 10% dos frutos de seu trabalho. Se o seu Dízimo for diferente do que manda a Bíblia, seja justo com sua comunidade e com o próprio Deus, não retendo para si, o que deveria ser utilizado na Evangelização. A decisão é sua, ninguém pode decidir por você. Só Deus sabe o que está em seu pensamento, por isto, antes de definir quanto será seu Dízimo, é bom ter uma conversa com Ele, só Deus pode ser seu conselheiro. O que você levar para a Igreja, leve com alegria e com a consciência de estar sendo justo com o Criador e Dono de tudo e de todos. Lembre-se, a Deus não se engana jamais.
10º - A Igreja não precisa de dinheiro. R.: Só alguém desprovido de qualquer informação sobre a Igreja insiste com este argumento falso. Mas ele é muito usado por quem não descobriu ainda a importância de Deus em sua vida. Infelizmente é comum este tipo de desculpa para não ser Dizimista. O que a Igreja tem é patrimônio, que não oferece rendas, só despesas. Você concordaria em vender o terreno onde está construída sua igreja, para pagar as contas que o Dízimo deveria pagar? Ouvimos muitas outras perguntas sobre o Dízimo. A maioria de pessoas que buscam uma desculpa para não ser Dizimista, como se pudessem enganar a Deus. Sabemos que o problema está na falta de uma melhor Evangelização. O cristão que tem contato permanente com a palavra de Deus leva seu Dízimo com alegria, pois está consciente que este é o seu dever. Alegra-nos, no entanto, saber que depois de responder a estas e outras perguntas, a maioria passou a ser Dizimista consciente e até tem nos agradecido por isto. Prova de que o Dízimo é consequência da Evangelização.
Joel Leal Valentim – Membro e fundador da PRODÍZIMO.
Obs > Todo segundo domingo do mês os missionários do DÍZIMO devem procurar os envelopes para a entregá-los nas casas. As pessoas estão reclamando quanto ao não recebimento dos mesmos. Se você não o recebeu, procure o escritório paroquial, mas não deixe de cumprir com o seu dever no 3º domingo. Pedimos também que o mesmo (dinheiro) seja contado após a missa das 9h e das 19h. Para isto é preciso que a presença dos membros da equipe para essa finalidade.
A Pastoral do Dízimo.

Reunião da Pastoral do Batismo.

No dia 14 de agosto na parte da manhã, Pe.Maurílio e Pe.Adilson fizeram uma reunião com alguns membros da Pastoral do Batismo de várias comunidades da paróquia. A finalidade maior foi estudar sobre o Sacramento do Batismo, capacitar os agentes da Pastoral para trabalharem com os cursos nas comunidades. Foram estudados a introdução do Ritual do Batismo, os símbolos usados na celebração e a celebração do batismo.

Os agentes da Pastoral do Batismo fizeram muitas perguntas para os padres, as diversas dúvidas foram sanadas e foi combinado que haverá reunião a título de curso em todos os setores da paróquia com a presença de um dos padres. A formação cristã é indispensável para os cristãos, por isto requer que toda comunidade leve a sério as pastorais pra o bom andamento paroquial. Quando o curso acontecer no setor cada comunidade pertencente a este setor deverá enviar três casais e dois jovens pra esta formação e assim eles serem capacitados pra atuarem no curso de batismo na sua própria comunidade.

A nossa meta é o fortalecimento da mesma para que possamos falar a mesma linguagem e que os problemas dos batizados sejam resolvidos dentro das melhores normas possíveis da Igreja. Precisamos criar um clima de união e fraternidade nesta Pastoral que é uma das mais importantes da Igreja. Nosso trabalho começa quando a mulher engravida. Ela precisa de nossa presença e ser acompanhada pela Igreja e a Pastoral do Batismo, como também a Pastoral da Criança. Essas pastorais são imprescindíveis para este fim.

Os agentes de Pastoral devem procurar visitar as famílias, sobretudo as famílias afastadas da Igreja. Dias antes do parto a gestante deve procurar um dos padres para a unção com o óleo dos enfermos para que tenha um parto feliz. Procure o padre no dia da missa em sua comunidade, na matriz ou escritório paroquial para este fim. Assim que a criança nascer a família deve levar a criança para ser apresentada na igreja e receber a primeira bênção oficial da Igreja, isto é, ela é apresentada e a comunidade local entrará em oração por ela, até que passe pelas águas do santo Batismo.

De acordo com o plano de pastoral da Diocese de Caratinga, pais e padrinhos devem ser participantes da vida da comunidade e que sejam instruídos sobre o valor do Sacramento do Batismo. Devem assumir suas obrigações decorrentes. O problema que ocorre mais comum é: _ Tem pai que não vai à igreja de forma alguma, não conhece nem os padres da paróquia, querem uma Igreja a seu modo, implica com os dirigentes da Igreja e também com os padres, às vezes são grosseiros e deseducados no trato com as pessoas e até com o padre.

Para batizar uma criança licitamente:

• Haja consentimento de ao menos um dos pais ou responsável e ser educada na religião católica. Uma participação ativa pelo menos 6 meses na vida da comunidade.

• Os pais sem o Sacramento de o Matrimônio procurar regularizar o mais rápido possível. Não exigir casamento por causa de batismo, porque poderá ser nulo. O Batismo não pode ser negado.

• Padrinhos de fora trazer a transferência da paróquia e para sair da paróquia levar a transferência assinada pelo Pároco. Maiores informações procurem a Pastoral do Batismo e o escritório paroquial.

• Pai ou mãe solteiros: devem ter o compromisso de participar na Igreja.

• Acima de 7 anos: catequese apropriada para a criança e os pais e padrinhos devem ser envolvidos nesta preparação. Se for jovem ou adulta será preparada para receber também o Sacramento da Crisma.

• Quem pode ser padrinho ou madrinha de Batismo: Somente quem é católico. O Não católico é apenas testemunha. Seja maior de 16 anos e que leve uma vida de acordo com a fé, vivendo-a na comunidade.

Participante da reunião: Abner José de Aquino (Bananal de Baixo); Célia Isidório Pereira Lopes, Maria Aparecida Pereira Lopes; Hermany Bagle, Francisco José de Souza; Celina Soares de Almeida (São Vicente); Maria da Consolação Silveira (São Sebastião – Bananal de Cima); Maria do Carmo de Freitas (Martins); Elias Xavier Gomes (Santa Rita); Arcísio Luiz Lopes (Antônios); Marlene Maria Souza (Matriz) e Jair Isaias Pinto (Bananal de Baixo); Pe.Maurílio e Pe.Adilson.

Reuniões da Pastoral do Batismo por setores com a presença de um dos padres:

Setor Matriz: Dia 05 de setembro às 13h. (Salão da Matriz em Tarumirim)

Setor Martins: Dia 9 de outubro de 13h às 17h (capela dos Martins)

Setor Bananal: Dia 16 de outubro de 13 às 17h (capela do Bananal ou no salão paroquial)

Setor Vai Volta: Dia 23 de outubro de 13 às 17h ( salão paroquial)

Setor Cafemirim: Dia 06 de novembro de 13 às 17h ( salão paroquial)

Setor São Vicente: Dia 13 de novembro de 13 às 17h ( casa paroquial)

Obs> ficou combinado que estas reuniões servirão para os que forem padrinhos de Batismo,e para os pais. Ambos terão o comprovante de participação. Pedimos aos coordenadores que divulguem muito este comunicado, foi decisão em conjunto da Pastoral do Batismo.
Pe.Antônio Maurílio de Freitas